A Secretaria de Educação de São José de Ribamar anunciou a suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino, por dois dias, após o ameaça de um massacre em pelo menos seis escolas. O suposto ataque tinha até data para ser concretizada: o dia 20 deste mês. O autor da ameaça se apresentou como estudante do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Raimundo Rocha Leal Júnior, na Vila Tamer.
De acordo com um perfil ativo na rede social Instagram, cujo autor não se identifica, os possíveis atentados seriam cometidos contra, pelo menos, seis escolas públicas: João Paulo II, Leonel Brizola, Raimundo Rocha Leal Jr., Floriano, Eugênio Barros e Miritiua. Na postagem, alem de apontar as unidades de ensino que seriam alvos do massacre, o algoz anônimo fez questão de reforçar sua intenção de cometer os ataques. “Vocês acham que é brincadeira, mas não é”, escreveu.
A fim de amedrontar ainda mais as potenciais vítimas, o internauta obscuro ilustrou a postagem com fotos de máscaras de personagens de terror junto a armas. Duas das imagens mostram um homem mascarado empunhando o que parece ser uma pistola e, logo abaixo, lê-se a expressão “na escola”.
Em comunicado público, a Semed de São José de Ribamar avisou, na noite desse domingo (9), à comunidade estudantil a interrupção das aulas. O trecho inicial da mensagem diz o seguinte: “em função de notícias sobre ameaça de vandalismo em escolas do nosso município, avisamos que as aulas estarão suspensas por dois dias”.