Durante uma participação no programa Altas Horas, da TV Globo, a apresentadora Xuxa Meneghel revelou que sua ex-
empresária, Marlene Mattos, não queria paquitas negras. A atriz Adriana Bombom, que estava na plateia, contou que foi figurante de um programa da apresentadora em 1996 e sonhava em ser uma paquita, mas sabia que sua cor de pele a impedia de estar ali. Bombom foi convidada para uma participação especial no programa e se tornou referência para outras negras que sonhavam em trabalhar com Xuxa.Xuxa contou que Marlene Mattos não queria uma paquita negra, mas que ficou encantada com a beleza de Bombom. A apresentadora ainda comentou sobre um incômodo que tinha na época, que as paquitas entravam com os cabelos pretos e, depois de alguns meses, ficavam todas loiras. Recentemente, Xuxa descobriu o motivo por trás disso e ficou chateada.As paquitas foram um grupo de assistentes de palco formado por Xuxa em 1984 e que se tornou um grupo musical em 1989. A revelação de Xuxa sobre a não aceitação de paquitas negras por sua ex-empresária levantou questões sobre o preconceito racial na indústria do entretenimento. Apesar de ter sido uma figura importante para muitas crianças na década de 1990, Xuxa já se envolveu em algumas controvérsias ao longo de sua carreira.
A declaração de Xuxa gerou uma repercussão nas redes sociais, com muitas pessoas apoiando sua coragem em falar sobre um tema delicado como o racismo. Alguns usuários também lembraram que a questão da representatividade é importante para que crianças e jovens possam se sentir representados na mídia. Outros afirmaram que a atitude de Marlene Mattos foi inaceitável e que o racismo não pode ser tolerado em nenhuma circunstância.
“Elas [paquitas] entravam com os cabelos pretos lindos e depois de alguns meses estavam todas loiras e isso me deixava bastante nervosa. Eu há pouco tempo soube o porquê e isso me deixou mais chateada ainda”, disse.