terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Globo muda versículo bíblico em ato grave de blasfêmia

Globo muda versículo bíblico em ato grave de blasfêmia

Rede social da emissora vilipendiou versículo bíblico

Paolla Oliveira (Foto: Reprodução/YouTube)

O Instagram do site de entretenimento das Organizações Globo, Gshow, gerou uma grande polêmica nas redes sociais ao profanar um famoso versículo bíblico e, sem qualquer parcimônia, afrontar a fé cristã.

A postagem em questão traz uma foto da atriz Paolla Oliveira com uma fantasia de carnaval que a deixa seminua, com a seguinte legenda: “Eu e minha casa serviremos à Paolla Oliveira, rainha perfeita!”.

PUBLICIDADE

A desrespeitosa postagem substitui a posição do Senhor Jesus Cristo no versículo e insere o nome da atriz da TV Globo. Na Sagrada Escritura, a frase está inserida em Josué 24:15, que diz que “eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.


A publicação, que gerou reações de indignação de muitos usuários da plataforma, violou a proteção dos locais de culto e suas liturgias garantida pela Constituição Federal brasileira.

O Artigo 5º VI da Constituição garante a proteção aos locais de culto e suas liturgias, que são o conjunto dos elementos e práticas do culto religioso (missa, orações, cerimônias, sacramentos, objetos de culto), contexto onde a Bíblia se insere.

PUBLICIDADE

A afronta à fé cristã também pode ser considerada uma ofensa criminal, de acordo com o Artigo 208 do Código Penal brasileiro, que prevê que “vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso” pode acarretar em “detenção, de um mês a um ano, ou multa”.

As críticas à publicação da Gshow foram intensas nas redes sociais. Muitos usuários da plataforma expressaram indignação e descontentamento com a postagem.

Um usuário do Twitter, por exemplo, disse: “A Gshow profanou um versículo bíblico e afrontou a fé cristã. Isso é inaceitável”. Outro usuário do Instagram comentou: “É lamentável que a mídia desrespeite a fé das pessoas dessa maneira”.

A Gshow, por sua vez, removeu a publicação da rede social e se desculpou em comunicado oficial, afirmando que a intenção não era ofender ninguém: “Pedimos desculpas a todos que se sentiram ofendidos com a nossa postagem. Não foi nossa intenção desrespeitar a fé de ninguém”.

PUBLICIDADE

No entanto, a indignação de muitos usuários não diminuiu. A publicação, considerada um desrespeito à fé cristã, gerou debates sobre o respeito às crenças religiosas e a necessidade de se evitar a ofensa a qualquer religião.